Pular para o conteúdo principal

A mentira da competição feminina

    A mentira da competição feminina

 

Por Débora Máximo





Vamos ser sinceras. A competição feminina que a gente vê por aí... ela existe por causa de uma mentira. E eu vou te explicar exatamente qual é essa mentira.


Pensa comigo, você já teve aquela amiga "fura-olho"? Aquela que te humilhou ou te julgou pelas costas? Por que essa competição entre nós é tão comum? Pense em todas as vezes que você foi ferida por outra mulher...


O fato é o seguinte, não nascemos com essa competição dentro da gente. Ela é ensinada, sendo um fenômeno complexo influenciado por uma mistura de fatores históricos, sociais, econômicos e psicológicos que nos cercam.


Fomos ensinadas a acreditar numa coisa muito perigosa, que se uma mulher ganha, nós perdemos. Que se ela brilha, o nosso brilho automaticamente diminui. É essa mentalidade que nos faz fofocar, nos faz julgar e, pior... nos faz torcer contra.


É essa pressão que, em alguns casos, até gera a "Síndrome da Abelha Rainha" (Queen Bee Syndrome). Sabe aquela mulher em posição de poder, que se recusa a ajudar as outras a ascender ou que as julga de forma crítica? Ela age assim porque internalizou o modelo de sucesso masculino, e vê a presença de outras mulheres como uma ameaça à sua singularidade e à sua posição duramente conquistada.


Mas isso tudo é falso! Essa é a mentira da escassez. A verdade é que a vitória de uma mulher não rouba a sua chance. O sucesso da sua colega, da sua amiga, de qualquer outra mulher, não é uma ameaça ao seu valor. Pelo contrário! Ele só prova que é possível!


Nossas filhas precisam saber disso! Nós, mães, temos o poder de mudar esse jogo. Quando a sua filha elogia ou defende outra garota, ela não está só fortalecendo a outra. Ela está fortalecendo a si mesma, construindo a própria segurança e autoconfiança.


E tem um bônus científico: elogiar alguém ativa o sistema de recompensa no seu próprio cérebro! Você sente o prazer da dopamina ao ver a reação positiva da outra pessoa. Ser aliada é bom para você!


Você quer criar uma mulher que não fira os outros? Quer que ela seja um porto seguro? Pratique a sororidade na sua casa, ensinando a empatia. A regra de ouro é: "E se fosse comigo?" A sororidade é nunca humilhar, nunca julgar... é oferecer suporte e segurança. Não crie uma mulher causadora de feridas. Crie uma aliada!






Reprodução

Divulgação
Débora Máximo é influencer e graduanda em Psicologia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Funarte recebe a exposição ‘A Via Dolorosa de Cada Uma’, no Teatro Glauce Rocha

Com participação gratuita e início no dia 1º de agosto, projeto inclui a oficina . A Fundação Nacional de Artes – Funarte apresenta, no foyer do Teatro Glauce Rocha, espaço cultural da entidade no Centro do Rio de Janeiro (RJ), a exposição A Via Dolorosa de Cada Uma , com 15 obras da artista visual Maria Oliveira, a partir do dia 1º de agosto de 2025. A abertura está programada para as 14h. A visitação é gratuita. O objetivo da ação é sensibilizar a sociedade sobre a importância da valorização, respeito e dignidade da vida da mulher contemporânea, reinterpretando a Via Dolorosa de Jesus sob uma perspectiva feminina. O projeto conta com apoio do Programa Funarte Aberta. “Embora a pesquisa tenha se inspirado no modelo da Via Sacra de Jesus, a exposição tem como foco as dores enfrentadas pelas mulheres, independentemente de suas crenças religiosas", explica Maria Oliveira. "As obras abordam temas como o aprisionamento; a exploração sexual de jovens; o trabalho semelhante à e...

Daniela Zaia leva a força da arte emocional à Galeria Ligia Testa, em Campinas

Campinas – A Galeria Ligia Testa , reconhecida por revelar e valorizar talentos da arte contemporânea, agora apresenta em seu acervo a potência criativa de Daniela Zaia , artista visual autodidata nascida em 1994 no distrito de Barão Geraldo, em Campinas (SP). Daniela transita entre a pintura mural e as telas, construindo uma trajetória artística marcada pela sensibilidade e pela busca de conexão emocional com o público. Sua entrada no mundo da arte se deu inicialmente pela tatuagem, mas foi na pintura que encontrou uma forma mais profunda de expressão e cura. Inspirada pelas paisagens emocionais da experiência humana, suas obras mesclam formas abstratas, texturas marcantes e cores vibrantes , muitas vezes acompanhadas por poesias autorais que ampliam o alcance de suas mensagens. Sua primeira coleção, intitulada “Cores do Sentimento” , é um reflexo claro de sua crença na arte como ferramenta de autoconsciência, transformação e conexão . Três obras dessa série agora integram o acervo ...

Shopping Barra Garden e Preservale promovem exposição sobre o Vale do Café

  Shopping Barra Garden e Preservale promovem exposição sobre o Vale do Café Em comemoração ao Dia Mundial do Turismo,o Shopping Barra Garden e o Instituto Preservale,presidido por Nestor Rocha   inauguram,no próximo dia 27 de setembro,a exposição "As maravilhas do Vale do Café",que vai celebrar a riqueza histórica,cultural e paisagistica de tão importante região do Estado do Rio de Janeiro. Com curadoria de Fatima Simões da Vogue Gallery Brasil  e de Matheus Oliveira,da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ,será possível entender um pouco melhor o legado de fazendas,artesanato e paisagens através da visitação da Fazenda São Luiz da Boa Sorte,do Jardim Uana Etê,da Fazenda São Roque e do potencial do município de Vassouras,entre outros. "Queremos que a exposição resgate memórias ,valorize tradições e transforme o patrimonio do Vale em inspiração artistica para o presente',comenta SAndra Gonçalves,gerente de marketing do shoppi...